“Tudo o que você faz agora emana para fora e afeta todo mundo. Sua postura pode fazer seu coração brilhar ou transmitir ansiedade. Sua respiração pode irradiar amor ou encher o quarto de depressão. Seu olhar pode acordar a felicidade. Palavras podem inspirar a liberdade. Cada ação pode abrir os corações e as mentes.” David Deida
Oi, minhas riquezas!
Tudo bem com vocês?
Estava aqui pensando em tantos motivos que puderam desencadear depressão em mim e resolvi pesquisar as causas científicas, já que as emocionais, a terapia ajuda muito a descobrir. Então fiz uma compilação bem clara para vocês entenderem o porquê de surgir essa doença mental em mais de 2 milhões de pessoas por ano.
O QUE É DEPRESSÃO?
Depressão é um distúrbio cerebral caracterizado persistente trazendo perda de interesse em atividades, causando prejuízos significativos na vida diária.
PORQUE A DEPRESSÃO VEM?
- Há pessoas que têm depressão porque herdaram esse mal de seus antepassados. Na linha de família das pessoas que apresentam depressão, pode ter havido familiares que eram portadores de doenças mais graves, como psicose maníaco-depressiva, distúrbio obssessivo-compulsivo, esquizofrenia, neuroses e outras doenças. O descendente pode não apresentar os sintomas destas doenças. Em muitos casos, a pessoa começa com a depressão e se não receber o tratamento certo, pode a vir apresentar um quadro pior.
- Outras pessoas têm depressão por causa do envolvimento com esoterismo, ocultismo, magia, bruxaria. E quando se voltam para Deus, quando deixam essas práticas, podem apresentar um quadro de depressão. Essas pessoas precisam de tratamento médico e orações.
- Muitas vezes, também as pessoas têm depressão porque carregam um sentimento de culpa por ter cometido algum erro.
- A perda de um ente querido também pode trazer um estado de depressão para algumas pessoas, pois é um fato que traz dor, tristeza, angustia pela ausência daquele ente querido.
- O medo e o susto causados por situações (como assalto ou outra situação de violência) também podem trazer a depressão.
- Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego e o fim de um relacionamento amoroso são causas frequentes de depressão, mas as situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa também pode levar à depressão porque faz com que a pessoa passe a duvidar de si mesma e de suas capacidades.
- Os traumas emocionais que podem surgir quando se é vítima de bulling ou sofre uma chantagem emocional também pode levar à depressão, porque quando a pessoa ouve frequentemente insultos com o passar do tempo, ela pode realmente acreditar que eles são verdade, diminuindo sua auto estima o que consequentemente favorece a depressão.
- O diagnótico de uma doença grave, pode abalar tanto física, quanto emocionalmente. Além disso, os familiares que convivem com uma pessoa com câncer ou que tratam diariamente de pessoas totalmente dependentes também podem ficar deprimidos devido ao cansaço físico ou mental, sofrendo constantemente com o receio de perder o ente querido.
- As alterações hormonais, principalmente a diminuição de estrogênios, que ocorre durante a gravidez, no pós-parto e na menopausa podem potenciar uma depressão. Além disso, a falta de ômega 3 também pode levar à depressão porque diminui a capacidade da pessoa controlar suas emoções e o humor.
- O uso frequente de remédios como Prolopa, Xanax, Zocor e Zovirax, podem causar depressão devido a diminuição da produção da serotonina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Mas isso não significa que todas as pessoas que tomam esses remédios ficam com depressão.
PERSONALIDADES QUE SÃO TENDÊNCIA PARA A DEPRESSÃO
- Há pessoas muito sensíveis, que quando são vitimas de injustiças, calunias, rejeição, ficam muito abatidas e têm dificuldade para vencer esta situação. Então caem em depressão.
- As pessoas que são atraídas às personalidades fortes, podem ser boas candidatas a entrar em depressão facilmente. São pessoas que irradiam autenticidade, preocupação e altruísmo, eles não tem medo de se levantarem e falarem quando sentem que algo precisa ser dito.
- Pessoas que tem o interesse genuíno nos outros, é quase como uma falha – quando pessoas com esse tipo de personalidade acreditam em alguém, podem se envolver demais com os problemas da outra pessoa, e depositam muita confiança neles. Mas se essas personalidades não forem cuidadosas elas podem exagerar seu otimismo, e a decepção pode se tornar uma causa impossível de se lidar.
- Pessoas que são vulneráveis a uma outra armadilha: estes têm uma tremenda capacidade de refletir e analisar seus próprios sentimentos, mas se eles se envolvem demais na situação de outra pessoa, podem desenvolver uma espécie de hipocondria emocional, vendo os problemas das outras pessoas em si mesmos, tentando consertar algo em si que não está errado. Se essas personalidades chegarem a um ponto aonde são limitadas por causa de uma coisa que uma outra pessoa está vivendo, isso poderá desencadear uma instabilidade emocional.
- Pessoas com o tipo de personalidade protagonista: São altruístas apaixonadas, o que pode até ser uma falha, e eles provavelmente não tem medo de receberem bodoques e flechas, enquanto defendem as pessoas e ideias nas quais acreditam. Mas a pressão e as desavenças podem despencar profundamente uma tristeza e se transforma em depressão.
Se identificou com alguma opção ou lembrou de alguém? Compartilhe para conscientizar mais pessoas e ajudar a ficar bem alerta com esses riscos.
Espero ter ajudado!
Te vejo por aí
Um beiju
Taíssa Rubim
Nenhum comentário:
Postar um comentário